Instagram atualiza Reels para deixá-lo ainda mais parecido com o TikTok
Jéssica Nakamura
O Instagram anunciou nesta quarta (23) algumas atualizações no Reels, ferramenta que permite gravar e editar vídeos curtos com áudio, efeitos e outros recursos criativos. A partir de agora, é possível gravar vídeos de até 30 segundos –até então, o tempo máximo era de 15 segundos. Além disso, o temporizador, que antes permitia contagens regressivas de apenas três segundos até a gravação, agora também tem a opção de 10 segundos. Para completar, a rede social também passou a possibilitar ao usuário cortar e excluir qualquer trecho do vídeo, tornando o processo de edição mais fácil.
Embora o argumento da empresa seja de que as mudanças foram feitas atendendo a pedidos de sua comunidade, as novidades deixam o Reels ainda mais parecido com o TikTok, aplicativo chinês do qual é considerado um clone. Lançada oficialmente em agosto deste ano, a ferramenta do Instagram é uma investida clara de Mark Zuckerberg na tentativa de frear o avanço do aplicativo chinês, cuja presença nos Estados Unidos tentou barrar aliando-se ao presidente Donald Trump.
Não é a primeira vez que Zuckerberg copia descaradamente um concorrente com o objetivo de neutralizá-lo. O Instagram Stories, recurso que imita o Snapchat, foi lançado após os criadores do aplicativo de vídeos que desaparecem em 24 horas recusarem uma tentativa de compra do fundador do Facebook. As ações da Snap, empresa que controla o aplicativo, chegaram a cair após o anúncio do crescimento dos Stories. O próprio Instagram foi comprado em 2012 pela empresa de Zuckerberg, que também adquiriu em 2014 o WhatsApp –o qual, por sinal, acaba de lançar um recurso que é uma cópia do Telegram e do Snapchat.
São tantas as investidas que a Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos chegou a abrir uma investigação para determinar se o gigante das mídias sociais conduziu uma campanha para tomar o controle de potenciais rivais antes que pudessem se tornar uma ameaça.
Mas, mesmo com as atualizações recém-anunciadas, o Instagram Reels ainda está longe de alcançar o TikTok. Além de aceitar vídeos de até um minuto –o dobro do tempo total agora permitido pelo Instagram–, o aplicativo chinês também conta com um algoritmo movido a inteligência artificial para recomendar conteúdo customizado aos usuários sem que eles precisem seguir seus criadores.
Resta aguardar os próximos capítulos dessa batalha de redes sociais.