Barracos em áreas nobres de Rio e SP provocam críticas na web à elite brasileira

Folha

Renan Marra

Dois barracos em áreas nobres do Rio de Janeiro e de São Paulo agitaram a web neste fim de semana e provocaram críticas a comportamentos da elite brasileira.

No Rio, a confusão aconteceu na rua Dias Ferreira, no bairro do Leblon (zona sul), na noite de sexta (25). Vídeo que circula nas redes mostra duas mulheres de biquíni dançando em um carro conversível Peugeut 308cc Roland G.

Quando o veículo para no trânsito em frente a um restaurante, uma das mulheres beija o motorista. Incomodada, uma cliente do estabelecimento arremessa um copo. A moça de biquíni, então, desce do veículo, vai até a mesa e dá socos na mulher que atirou o objeto. As pessoas que estão no local gritam e xingam.

As imagens parecem bizarras em um momento em que o país ainda enfrenta a pandemia, com mais de 140 mil mortes e números altos diários de novos óbitos. Vale lembrar que imagens de restaurantes e bares completamente lotados no Leblon já viralizaram e tiveram ampla repercussão nos últimos meses.

Em São Paulo, o vexame aconteceu no restaurante Gero, no Jardim Paulista, um dos bairros mais nobres da capital. O motivo teria sido a indignação de um cliente que exigiu ser atendido após o fim do expediente do estabelecimento.

Imagens que viralizaram nas redes mostram o médico Carlos Iglesias, membro da família que é dona do Grupo Rubaiyat (com restaurantes no Brasil, Espanha, Argentina e Chile), já do lado de fora do estabelecimento, conversando com outro homem, que diz: “Você está falando com alguém que tem berço!”. Iglesias, mais exaltado, responde: “e eu não tenho?”. “Aqui teve educação americana, educação europeia”, diz em outro momento do vídeo.

Indignados com as imagens, muitos usuários das redes criticaram a elite brasileira. Alguns debocharam das situações e lançaram votação sobre qual dos dois teria sido “o maior barraco”.

“O que está acontecendo com a culta, elegante e decente elite brasileira?”, ironizou um usuário do Twitter

Um internauta iniciou votação para “melhor barraco da elite”. Qual seria o seu voto?

Algumas pessoas chamaram a elite brasileira de cafona.

Alguns, mais debochados, emplacaram memes após os barracos.

Está rolando uma “carteirada de CRM”, o Conselho Regional de Medicina, segundo uma usuária.

A cena é tão surreal que até parece gravação de novela.

“Elite do atraso”, afirmam internautas.

E para você, leitor? Qual foi o melhor barraco deste fim de semana? Clique aqui e saiba quem é quem na confusão do Rio.