Quer saber como Bolsonaro vai agir no dia seguinte? Basta acompanhar apenas um perfil nas redes
Por incrível que pareça, na terça-feira (20) o Brasil parecia um país relativamente normal. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou um acordo com o estado de São Paulo para a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Ele ainda afirmou, em reunião com governadores , que iria incorporá-la ao Programa Nacional de Imunizações.
“A vacina do Butantan será vacina do Brasil”, disse Pazuello no encontro. “O Butantan já é o grande fabricante de vacinas para o Ministério da Saúde, produz 75% das vacinas que nós compramos.”
Durou pouco para ser verdade.
Nesta quarta-feira (21) pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desautorizou Pazuello.
Ao responder no Facebook ao comentário de um internauta que pediu que a vacina não fosse comprada porque ele tem 17 anos e diz querer ter “um futuro, mas sem interferência da ditadura chinesa”, Bolsonaro negou a compra.
“NÃO SERÁ COMPRADA”, escreveu Bolsonaro em letras maiúsculas.
Outro internauta acusou Pazuello de traí-lo com o acordo de compra da vacina e disse que Bolsonaro havia se enganado mais uma vez com alguém de sua equipe.
“Qualquer coisa publicada, sem comprovação, vira TRAIÇÃO”, reagiu o presidente.
Uma outra seguidora do presidente escreveu que “ao que tudo indica, temos um ‘Mandetta milico’ no Ministério da Saúde”.
“Tudo será esclarecido hoje. Tenha certeza, não compraremos vacina chinesa. Bom dia”, respondeu Bolsonaro.
Não é de hoje que as redes bolsonaristas moldam o comportamento e as reações do presidente.
Esse movimento tem alguns influenciadores que lideram as reações, como Allan dos Santos, Bernardo Küster, Leandro Ruschel.
Há um perfil, no entanto, que vale acompanhar caso você queira saber de antemão o que o Bolsonaro fará nas horas seguintes.
Estamos falando do @PATRlOTAS.
O tuíte acima é emblemático. Às 21h40 escreveu uma mensagem curta, mas direta ao ponto. “Já está na hora de chutar o Pazuello do Ministério da Saúde. É só isso o tweet.”
Criado em janeiro de 2018, o @PATRlOTAS tem de perfil uma foto de Bolsonaro em preto e branco. É um dos mais fiéis perfis bolsonaristas nas redes. Suas cobranças, porém, quase sempre indicam o tom que será seguido pela militância digital radical aliada ao governo.
Por isso, fica a dica: quer saber qual será o tom de Bolsonaro sobre qualquer questão que vire o centro do debate? Siga o @PATRlOTAS.
Não é só o #Hashtag que está dizendo. O perfil foi indicado também por Flávio Bolsonaro para quem quer “se manter bem informado”.
LEIA TAMBÉM
Pressionada por Bolsonaro, Saúde nega acordo com Doria para compra de vacinas chinesas