Vídeos que mostram discursos de derrota de antigos candidatos republicanos nos EUA viralizam

Em 2008, o candidato republicano à presidência dos EUA, John McCain, perdeu as eleições para o democrata Barack Obama. Em seu discurso de derrota, McCain elogiou Obama pela campanha e desejou sorte ao adversário.

O fato foi lembrado nas redes sociais após diversos ataques do atual presidente americano, Donald Trump, ao sistema eleitoral americano e ao seu adversário, além da sugestão de que não aceitará a vitória de Joe Biden sem uma disputa judicial.

Em seu discurso, McCain reconheceu a boa campanha realizada por Obama e também a importância de um dos países mais influentes do mundo eleger um presidente negro.

Leia um trecho do discurso de John McCain em 2008 e assista ao vídeo completo logo abaixo, com áudio e legenda em inglês.

“Nós chegamos ao fim de uma longa jornada. O povo americano falou e o fez claramente. Há pouco tempo, tive a honra de ligar para o senador Barack Obama para parabenizá-lo [ouvem-se vaias ao fundo]. Por favor… para parabenizá-lo por ter sido eleito o próximo presidente do país que nós dois amamos.

Em uma disputa tão longa e difícil como foi esta campanha, o seu sucesso, sozinho, demanda respeito por sua habilidade e perseverança. Ele conseguiu fazer isso inspirando esperança de tantos milhões de americanos que antes acreditavam erroneamente que tinham pouca influência na eleição de um presidente americano. Isso é algo que eu admiro profundamente e o elogio pelo que alcançou. Essa foi uma eleição histórica e eu reconheço o significado especial que teve para os afro-americanos e pelo orgulho que eles devem estar sentindo nesta noite.”

John McCain morreu em 2018, vítima de câncer.

Em 1992, ao tentar se reeleger presidente dos EUA, o também republicano George H. W. Bush perdeu para Bill Clinton. Em seu discurso de derrota, ele desejou sorte ao novo presidente e enfatizou o seu respeito pela democracia.

“Aqui está como vemos e como o país deveria ver. O povo falou e nós respeitamos a majestade do sistema democrático. Eu acabei de ligar para o governador Clinton em Little Rock para oferecer meus parabéns.

Ele dirigiu uma forte campanha e eu o desejo boa sorte na Casa Branca. E eu quero que o país saiba que nossa administração vai trabalhar junto com o seu time para garantir a boa transição de poder. Há um trabalho importante a ser feito e a América deve sempre vir em primeiro lugar. Então nós estaremos atrás desse novo presidente e desejamos a ele boa sorte.”

George H. W. Bush também morreu em 2018, vítima de complicações de uma das formas pela qual se manifesta a doença de Parkinson.

Até o momento, diante da possibilidade de não se reeleger presidente dos EUA, o republicano Donald Trump provocou polêmicas, compartilhou acusações sem provas contra o adversário e contra o sistema eleitoral que o elegeu quatro anos atrás e pediu a interrupção da contagem de votos.

Na Pensilvânia, a Justiça recusou pedido de Trump para recontar votos por falta de evidências das supostas fraudes notificadas por sua equipe, enquanto em Michigan, o atual presidente teve nova perda judicial ao tentar interromper a contagem de cédulas.

Acompanhe a cobertura ao vivo da eleição americana feita pela Folha.