Instagram muda tela inicial e cria abas Reels e Shop; a 1ª, é ofensiva contra TikTok; a 2ª, para fisgar aumento do ecommerce

Quem abre o Instagram atualmente encontra a seguinte imagem inicial:

O ícone de foto, no canto superior esquerdo, para fazer um novo post no Story, Reels ou live; de mensagens, no canto superior direito; os Stories de quem você segue, logo abaixo; o feed, no centro, e, na parte inferior a “casinha”, que direciona pro feed, a lupa (aba explorar), para buscar conteúdo, o “+” para fazer novos posts, o coração, para ver notificações, e o ícone de perfil, para navegar no próprio perfil.

Nesta quinta-feira (12), o Instagram anuncia mudanças nessa tela inicial, que ficará assim:

A parte superior ganhou dois ícones: o “+” e o coração, que antes ficavam  no canto inferior, subiram, à direita, ao lado de mensagens. Eles foram substituídos pelos ícones de Reels (um quadrado com um botão de play dentro) e Shop (a bolsinha).

As mudanças passam a vigorar a partir das 11h (horário de Brasília) em processo de rollout, que vai sendo implementado aos poucos nos celulares. Dependendo do modelo de aparelho, é preciso atualizar o aplicativo nas lojas App Store e Play Store.

“A aba Reels facilita a descoberta de vídeos curtos e divertidos de criadores de todo o mundo e de pessoas como você”, escreve Adam Mosseri, presidente-executivo do Instagram, sobre a novidade.

No meio da pandemia, o Instagram viu o TikTok ampliar sua penetração em smartphones pelo mundo. Em agosto, o Instagram, como resposta, introduziu o Instagram Reels em mais de 50 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, França e Alemanha. “Com o Reels, as pessoas podem gravar e editar vídeos de 15 segundos com múltiplos cortes, incluindo áudio, efeitos e novos recursos criativos”, anunciava a plataforma.

Em outras palavras, o Reels é uma espécie de TikTok dentro do Instagram. Essa mudança anunciada nesta quinta aumenta a visibilidade do Reels, que até então não tinha espaço na tela inicial.

O Instagram está longe de ser o precursor da tendência de vídeos curtos na internet, feito que talvez caiba melhor ao finado Vine. O Snapchat inaugurou a era do desaparecimento e do consumo rápido. O que o Instagram fez foi consolidar esse formato e se tornar o principal player de vídeos curtos, com o Instagram Stories. O Reels, no entanto, é uma evolução do Stories, com uma gama muito maior de recursos.

Com a introdução da aba Shop, o Instagram mantém o avanço que a área de vendas e marketing digital ganhou dentro da plataforma a partir de 2016, com a introdução do shopping. O objetivo é fisgar o usuário que passou a comprar mais online por causa da pandemia de coronavírus. O ecommerce, de fato, deve seguir crescendo nos próximos anos, mesmo quando a doença deixar de ser um empecilho.

Marcas e criadores dos mais diversos vendem produtos no Shop, o que traz dinheiro para a rede social –vale lembrar que nos anos iniciais um dos principais gargalos do Instagram foi a monetização. Esse problema, atualmente, está resolvido.

Ganhar um espaço tão nobre dentro do Instagram será fundamental para os dois produtos. O Reels tende a se consolidar como espaço em que os criadores de conteúdo produzem novos materiais. Com isso, quem sabe Mark Zuckerberg consiga deter o avanço exponencial dos chineses do TikTok. O Shop deve trazer mais dinheiro –para o usuário, é preciso cuidado. Navegar no Shop “só para dar uma olhadinha” é uma tentação tão terrível quanto ir ao bar com os amigos e dizer “a gente só vai beber uma”.

Antes de cada mudança, o Instagram faz testes com usuários e colhe feedbacks. Eles garantem que nenhuma mudança é feita sem a maioria de retorno positivo.

“Estamos simplificando a navegação do Instagram, com base no retorno que a nossa comunidade nos deu e em melhorar a experiência das pessoas na plataforma. Não é uma mudança de agora. Já vínhamos observando o crescente interesse das pessoas em ver mais vídeos curtos e poder conferir produtos das suas marcas e criadores favoritos e, por isso, nosso objetivo é facilitar essa conexão”, Adriana Grineberg, Diretora de Operações do Instagram para a América Latina.

“Estas mudanças foram consideradas com muito cuidado – faz bastante tempo que não atualizamos a tela inicial do Instagram de maneira tão significativa. Mas a forma como as pessoas criam e consomem a cultura mudou, e o maior risco para o Instagram não é mudarmos muito rapidamente, mas não mudarmos e nos tornarmos irrelevantes. Estamos animados com o novo design e acreditamos que ele traz uma renovação importante ao aplicativo, ao mesmo tempo em que nos mantemos fiéis ao nosso valor central de simplicidade. Vamos continuar a ouvir nossa comunidade para seguir melhorando o Instagram para você”, escreve Adam Mosseri.

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