Memes reptilianos surgem nas redes após Bolsonaro falar que quem se vacina pode virar jacaré
Em tempos normais, este post seria dar palco para maluco.
Mas não vivemos tempos normais. Estamos no meio da pior pandemia do século, que já matou mais de 1,5 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, o número de óbitos se aproxima dos 200 mil.
Além disso, temos na presidência um negacionista da ciência, que acredita em um remédio sem comprovação científica, a cloroquina, e faz campanha contra as vacinas –elas, sim, com aval dos cientistas.
Por isso, espanta mas não surpreende que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tenha dito que quem tomar vacina se transforma em jacaré.
O discurso foi feito em Porto Seguro (BA), no fim da tarde de quinta-feira (17), durante cerimônia de assinaturas de MPs (medidas provisórias) para a renegociação de dívidas de empresas.
Ele se referia à Pfizer, uma das fabricantes mundiais da vacina. “Se tomar e virar um jacaré é problema seu. Se virar um super-homem, se nascer barba em mulher ou homem falar fino, ela [Pfizer] não tem nada com isso”, afirmou.
Ao militar tantas e tantas vezes contra a vacina, o presidente desestimula os brasileiros a tomar o que poderia ser a salvação contra o avanço do coronavírus –última pesquisa Datafolha sobre o tema mostrou que caiu perigosamente número de pessoas que pretendem se vacinar.
Aos brasileiros que creem em vacinas, na ciência e na inteligência humana, restam os memes.
LEIA TAMBÉM
Ana Maria Braga entrevista primeira brasileira vacinada