Prefeitos viralizam nas redes após cerimônias de posse bizarras

Eduardo Marini

Em todo início de ano ímpar temos a posse de novos eleitos para o principal cargo do poder Executivo. Em 2019, foram os governadores e presidente. Em 2021, os prefeitos.

No entanto, o que deveria ser uma cerimônia formal, com a seriedade que o posto público exige, em alguns dos 5.568 municípios brasileiros a solenidade se desenrolou de maneiras bizarras, que viralizaram nas redes sociais. Confira seleção do #Hashtag.

DE SAIA, MAS SEM MÁSCARA
Em Mampituba (RS), o prefeito eleito Pedro Juarez da Silva (MDB) tomou posse vestindo uma saia para pagar a promessa que fez durante sua campanha. Ele afirmou que, se vencesse a eleição por menos de 300 votos de diferença, compareceria à cerimônia assim. Pedrão venceu por apenas 203 votos, e então cumpriu com sua palavra, viralizando nas redes. Só faltou a máscara.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

CORONAFEST DE POSSE

Já em São Mateus do Maranhão (MA), o prefeito eleito Ivo Resende (PSB) festejou sua posse promovendo shows lotados, com grandes aglomerações em plena pandemia, num momento de alta de casos e segunda onda do vírus. Além de realizar sua CovidFest, o prefeito ainda publicou fotos e vídeos do evento em seus stories no Instagram. Numa das imagens, o prefeito agradece pelo comparecimento. “Obrigado, meu povo!!”.

A página @brasilfedecovid repostou as imagens em seu perfil no Instagram.

Outro prefeito que fez festa foi Dr. Junior (PP), eleito em Peritoró (MA). O evento do mandatário, que é médico, ocorreu no último sábado (2) com diversos shows e promoveu aglomerações, assim como no caso de Mampituba. Junior também postou vídeos da festa em suas redes sociais e, em um deles, agradeceu pela presença do público.

“Hoje é dia de festa, é dia de mostrar ao Maranhão que Peritoró será palco das maiores festas do Brasil. Imagine no Carnaval”, disse.

Em ambos os casos, os prefeitos não usavam máscara nas imagens compartilhadas.

BICHINHOS (E BICHÃO) NA POSSE

A posse de Sarto (PDT) em Fortaleza contou com uma presença inusitada – a da cachorrinha Marrion, uma lulu da Pomerânia. Marrion teve seu nome mencionado inclusive pelo presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), durante a cerimônia, depois de ter sido mascote de campanha do candidato. A cachorra compareceu com Sarto até mesmo no local de votação durante as eleições.

Na cidade de Jacobina (BA), Tiago Dias (PC do B) foi para sua posse montado em um boi. Além disso, o prefeito eleito decretou redução de 92% do próprio salário (de 15 mil reais), para receber um salário mínimo. Segundo ele, a medida foi tomada por sensibilidade em relação aos trabalhadores da cidade, que geralmente sobrevivem com esse valor.

Foto: Reprodução/TV Bahia

ATAQUE
Ainda na Bahia, o prefeito Flávio da Silva Carvalho (PP) foi atacado com uma enxada durante sua cerimônia de posse em Tabocas do Brejo Velho. Um homem não identificado quebrou uma das vidraças do local e atirou uma enxada contra o prefeito eleito. Por sorte, ninguém foi ferido, nem mesmo o mandatário, e a cerimônia seguiu normalmente depois do atentado.