‘República de bananas’ e ‘Brasil em 2022’: a repercussão nas redes da invasão do Congresso dos EUA

Um dia protocolar de certificação da vitória do democrata Joe Biden transformou-se em um dos episódios mais lamentáveis da história da democracia americana.

Insuflada pelo discurso de Trump, que há meses recusa-se em aceitar sua derrota, uma multidão de apoiadores do republicano invadiu o Congresso, em Washington, paralisando a ratificação de Biden.

Os vândalos invadiram o prédio do Capitólio, depredando e destruindo janelas, portas e outras partes do edifício. Um dos radicais chegou a se sentar na cadeira da presidência do Senado.

Uma mulher foi baleada dentro do prédio e está em estado grave, segundo emissoras dos EUA. Vários policiais ficaram feridos.

A repercussão no mundo político foi imediata. O congressista republicano Adam Kinzinger, do estado de Illinois, disse que a invasão representa uma “tentativa de golpe de Estado” –note-se que a fala foi de alguém do mesmo partido de Trump.

O presidente eleito Biden classificou a invasão como sedição e insurreição e pediu que Trump tome medidas. Depois de o caos estar instalado, o republicano pediu para os manifestantes irem para casa, mas insistiu na tese mentirosa de que a eleição foi fraudada, o que de nada ajudará a pacificar o país.

No Twitter, principal termômetro das redes sociais, os termos “EUA”, “Golpe de estado”, “Trump”, “Simpsons”, “Brasil 2022”, todos relacionados à invasão, estão entre os mais comentados.

“República de bananas” foi uma das expressões mais comuns.

Humor: República de bananas.

Será que vai vender nas redes de fast food?

Nem todos gostam do termo.

Para outros a expressão não condiz com a realidade -ainda falta chão.

Venezuela do Norte.

Bolívia do Norte.

Dois pesos, duas medidas.

Dois pesos, duas medidas (2).

Falta a OEA se manifestar.

Maduro esta a postos.

Como as democracias morrem.

Muitos preveem que o mesmo irá acontecer no Brasil em 2022.

Golpe? No Brasil houve vários.

Na América Latina então…

Um golpe cafona.

Ben Stiller estava no Capitólio?

Cattle.

Quem assume é o Aécio?

As Forças Armadas já estão a postos.

Queima de estoque: democracia a preço de banana!

A vida dos black blocs era mais difícil.

O Simpsons previu a tentativa de golpe de Estado nos EUA