Fiasco da Superliga europeia vira meme nas redes sociais
Mal foi anunciada, no domingo (18), e a Superliga europeia já está desmoronando. A competição, que pretendia reunir 12 dos clubes de futebol mais ricos do continente, e que disputaria o lugar da consagrada Champions League da Uefa, tem sido rechaçada por diversas entidades esportivas, torcedores, personalidades da política e até mesmo por marcas.
As críticas giram em torno, principalmente, do teor anticoncorrencial do torneio e do provável impacto financeiro em clubes médios e pequenos.
Ao menos oito time inicialmente vinculados à iniciativa informaram suas desistências, disparando um movimento de debandada que culminou no anúncio de “remodelagem” do projeto. Na prática, a liga multibilionária nem começou e já está suspensa.
Nas redes, a forte rejeição tem sido traduzido em memes e posts de comemoração ao derretimento do novo torneio. O perfil do clube russo Spartak de Moskou, por exemplo, fez uma postagem com o slogan da Superliga em que declara: “Você não fará falta”, logo depois de exibir uma suposta data de “nascimento” e “falecimento” da competição (19/04/21 – 20/04/21).
O ex-jogador e ídolo do Manchester United Gary Neville comemorou o fiasco da liga com uma foto bebendo vinho: ‘Para a Superliga’, diz.
No domingo (18), num programa esportivo da TV inglesa, ele chamou a competição de ‘crime’ e pediu que todos os clubes envolvidos sejam punidos.
Confira mais alguns posts:
Patrocinadores clássicos da Uefa também marcaram presença. “Não beba e crie uma liga. Aproveite a Heineken com responsabilidade”, escreveu a cervejaria holandesa que patrocina a competição desde 1994.
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, é também o presidente da Superliga europeia.
Até o “pior time do mundo” está comemorando o fracasso da competição.