Ilustrador cria versão Jacarezinho para imagem de single de Anitta que viralizou
Na semana passada, a cantora Anitta lançou uma nova música, o single “Girl from Rio”. A imagem do single viralizou nas redes sociais.
Os elementos visuais que compõem a cena favorecem o surgimento de memes. Um ônibus velho e colorido, uma cadeira plástica e a cantora em pé já nasceram para virar meme. E o objetivo foi alcançado: muitas versões surgiram, algumas com humor, outras com críticas sociais, e ainda modelos que subvertem a mensagem para mostrar um Rio de Janeiro duro e desigual escondido sob o senso comum das praias, sorrisos e bossa nova.
Nesta sexta-feira (7), o ilustrador @crisvector criou a versão para as mortes em Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. A operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro já é considerada a mais letal da história do estado, segundo pesquisadores, organizações e profissionais que atuam na área. São 25 mortes, sendo uma de policial.
A cena viralizou nas redes sociais: já são mais de 10 mil compartilhamentos e 60 mil curtidas no Twitter. A obra não precisa de legenda ou explicação. Tiros e sangue circulam pela internet desde quinta-feira (6) pela manhã.
Na noite desta sexta, a própria cantora Anitta compartilhou a ilustração de Cris Vector. “A polícia brasileira desafia a justiça máxima do próprio país para matar. A cor da pele e o endereço define quem vai morrer”.
Também nesta sexta, o vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que os mortos na comunidade eram “todos bandidos”, mesmo sem ter provas para fazer tal afirmação.
Os mortos ainda não foram identificados, e a polícia não apontou quais crimes teriam sido cometidos por cada um deles. Moradores questionam a afirmação de que houve confronto capaz de justificar o morticínio.
Siga cobertura em folha.com/cotidiano.