Anúncio de Copa América no Brasil causa indignação nas redes; país tem 462 mil mortos por Covid-19

A Copa América será realizada no Brasil, anunciou a Conmenbol nesta segunda-feira (31).

O evento inicialmente ocorreria na Colômbia e Argentina, mas o primeiro deixou de ser a sede em meio a onda de protestos no país.

Depois, a entidade sul-americana divulgou que a Argentina seria a única sede. Na noite deste domingo, porém, o avanço da pandemia no país fez com que desistisse do torneio.

A Conmebol usou suas redes sociais para agradecer ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua equipe por “abrirem as portas do país” para o evento. Bolsonaro e sua gestão são investigados pela CPI da Covid para apuração de suspeita de omissão no combate a pandmia, compra, uso e divulgação de medicamentos sem eficácia e com efeitos colaterais, recusa em comprar vacinas e boicote a medidas de isolamento e proteção, como uso de máscaras.

A Colômbia, que sediaria o evento em parceria com a Argentina, foi descartada pela Conmembol por causa das manifestações que pedem mais justiça e ação do governo colombiano para conter a onda de violência e a crise economica acentuada pela pandemia. Por semanas, o Estado, sob comando de Ivan Duque, reprimiu com violência os protestos. Pelo menos 54 pessoas morreram.

A Argentina, que passou a ser a única sede, desistiu após a piora da pandemia da Covid-19 em seu território. A média de mortes diária no país aumentou para 485 —no Brasil, a média de mortes diárias é de 1.800 e o país já perdeu 462 mil cidadãos para o vírus, o segundo maior número do mundo.

Nas redes sociais, em especial no Twitter, brasileiros estão indignados com o anúncio. O governo Bolsonaro, segundo documentos e depoimentos apresentados na CPI da Covid, não respondeu aos emails da Pfizer com oferta de vacinas contra Covid-19. Mas sua equipe foi rápida em dar uma resposta à Conmebol.

Veja algumas das reações:
Alguns memes:
A imagem, dividida em 4 quadros, mostro o protanogista do filme Meu Malvado Favorito fazendo uma apresentação com um cavalete. No primeiro quadro ele escreve "não podemos fazer a Copa América na Coômbia por causa de protestos em massa". No segundo quadro "Argentina acabou de avisar que não poderá ficar com a Copa América por causa do número alto de casos da Covid-19". No terceiro, "Brasil, no entanto, será o anfitrião perfeito porque eles têm protestos em massa e altos índices de casos de Covid". No quarto quadro "Espera, Brasil tem protestos em massa E muitos casos de covid?"
No primeiro quadro, o protagonista de Meu Malvado Favorito escreve “não podemos fazer a Copa América na Coômbia por causa de protestos em massa”. No segundo quadro “Argentina acabou de avisar que não poderá ficar com a Copa América por causa do número alto de casos da Covid-19”. No terceiro, “Brasil, no entanto, será o anfitrião perfeito porque eles têm protestos em massa e altos índices de casos de Covid”. No quarto quadro “Espera, Brasil tem protestos em massa E muitos casos de covid?”
Conheça alguns dos possíveis mascotes: