Google lança YouTube Shorts para competir com TikTok e Instagram
De olho na concorrência, o Google acaba de lançar oficialmente no Brasil o YouTube Shorts, plataforma de vídeos curtos criado para competir com o TikTok e o Reels do Instagram.
A partir desta segunda (7), 25% dos usuários no Brasil começaram a ter acesso ao serviço, previsto para atingir a totalidade da base em até duas semanas.
O serviço entrou em versão beta na Índia em setembro do ano passado, chegando aos Estados Unidos em março deste ano. Desde então, já ultrapassou a marca de 6,5 bilhões de visualizações diárias no mundo todo.
“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos”, explica Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil.
Assim como acontece com os Reels no Instagram, os Shorts contam com um destino específico dentro do YouTube –como se fosse uma aba específica. O diferencial em relação aos rivais é a possibilidade de usar os áudios dos bilhões de vídeos disponíveis na plataforma. Além disso, o YouTube também fez acordos com várias gravadoras e produtoras para garantir aos seus usuários uma biblioteca de sons e faixas musicais.
A previsão é de que mais recursos sejam introduzidos nos próximos meses, como novas ferramentas de criação e experiências de reprodução e opções de monetização.
Vale lembrar que o Reels, do Instagram, já foi uma ofensiva de Mark Zuckerberg ao avanço do TikTok, que desde a pandemia se tornou uma febre em diversos países no mundo, como Brasil e EUA, e entrou para o seleto clube das redes sociais com mais de 1 bilhão de usuários.