Após fala de Bolsonaro, usuários das redes fazem campanha pelo uso de máscara
Na quinta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estaria preparando um “parecer visando desobrigar” o uso de máscara por pessoas imunizadas contra a Covid ou que já haviam sido infectadas pelo coronavírus.
Logo após a declaração, especialistas criticaram a intenção de abolir o uso de máscaras, mesmo que para alguns casos.
Nesta sexta-feira (11), no entanto, o presidente afirmou que caberá a seu ministro, a prefeitos e a governadores dar a palavra final sobre o assunto.
O próprio Queiroga já se manifestou. “Queremos que [o não uso da máscara] seja o mais rápido possível, mas para isso precisamos vacinar a população brasileira e avançar”, disse em entrevista na saída do ministério na quinta.
Nas redes sociais, os sentimentos de raiva e revolta tomaram conta de muitos usuários após mais esse ataque do presidente da República às medidas de prevenção à Covid-19, que já deixou quase 500 mil mortos no Brasil.
Também teve início uma campanha que incentiva o uso de máscara, com as pessoas postando imagens usando o utensílio e com a hashtag #UseMáscara (estamos em junho de 2021 e, infelizmente, isso ainda precisa ser ressaltado).
Use máscara sob qualquer circunstância.
Diversos políticos se manifestaram.
Artistas entraram na campanha.
Animação e ilustração que mostram a importância da máscara.
Até os personagens de Pokémon usam máscaras.
O #Hashtag incentiva o uso de máscara por todo mundo! Proteja-se e proteja os outros.