Orgulho da OMS? Brasil respeita protocolos contra Covid na abertura dos Jogos e movimenta as redes sociais
A primeira medalha das Olimpíadas é simbólica e foi dada ao Time Brasil pelos usuários das redes sociais. A razão? A delegação brasileira optou por enviar apenas quatro pessoas para o desfile das nações olímpicas para não colocar em risco atletas e membros da delegação tupiniquim.
A atitude vai na contramão das ações de membros do alto escalão do governo brasileiro, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, que já participou, sem máscara, de dezenas de eventos que causaram aglomerações, chegando até a remover a máscara de uma criança que pegou no colo.
A expectativa para a entrada da delegação brasileira era grande, sendo o Brasil um país rico em medalhistas em diversas modalidades. Os porta-bandeira brasileiros deste ano foram Bruninho, jogador de volêi e medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 (e prata em Pequim-2008 e Londres-2012) e Katleyn Quadros, judoca bronze em Pequim em 2008.
Nas redes sociais, as opiniões se dividiram entre aqueles que esperavam a tradicional festa brasileira no desfile, com dezenas de atletas, e os que prontamente compreenderam a decisão como sinal de respeito ao mais de meio milhão de mortos pela Covid-19 no Brasil.
Veja as reações:
Acompanhe as últimas notícias sobre as Olimpíadas de Tóquio.