Brasil parece Coreia do Norte, diz internet após notícia de desfile de blindados por Brasília

Em meio a uma série de falas golpistas do presidente Jair Bolsonaro e na semana em que está prevista a votação do voto impresso na Câmara, o Ministério da Defesa realizará nesta terça (10) um desfile de blindados por Brasília que passará em frente ao Palácio do Planalto.

De acordo com a Marinha, o desfile marcará a entrega a Bolsonaro e ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto, de um convite para que as autoridades acompanhem na próxima segunda, 16 de agosto, um tradicional exercício da Marinha que ocorre desde 1988, a Operação Formosa.

Embora autoridades normalmente sejam chamadas a assistir ao evento na cidade de Formosa (GO), é a primeira vez que contará com um desfile de blindados militares.

De acordo com a assessoria de comunicação da Defesa, trata-se de uma ação de divulgação do exercício. Segundo a Marinha, a Operação Formosa envolverá neste ano mais de 2.500 militares das três Forças —é a primeira edição que Exército e Aeronáutica participam.

Nas redes sociais, no entanto, esse gesto é mais um sinal de que o Brasil enfrenta dias turvos em sua luta pela estabilidade democrática, constantemente ameaçada por Bolsonaro e seu entorno.

“Coreia do Norte”, por exemplo, aparece como um dos termos mais comentados no Twitter, principal termômetro do noticiário. O #Hashtag selecionou as principais repercussões.

Parece, mas não é (pelo menos ainda).

Coreia do Norte tupiniquim.

Novos apelidos.

Venezuela ou Coreia do Norte?

Os países que fazem desfiles semelhantes.

Novo país, o Bozoquistão.

Semelhanças ingratas.

Alô, Mianmar.

E o medo de golpe é discutido entre os usuários.

Hora de dar aquela arejada nos veículos.

Em 1964, o golpe se deu com tanques nas ruas.

Os tanques em ação.

Há precedentes, e no meio da Ditadura.