Paródia de Mianmar e Corrida Maluca: a repercussão nas redes da ‘tanqueciata’ de Bolsonaro
Aconteceu. O desfile de blindados em Brasília desta terça-feira (10), dia da votação da pauta do voto impresso no Congresso Nacional, aumentou a tensão entre os poderes.
Na segunda (9), o UOL noticiou que haveria o desfile para entregar um convite para Bolsonaro assistir a um tradicional exercício da Marinha em Formosa (MG), na segunda, 16. Foi a primeira vez que o convite contou com um desfile de blindados militares.
Enquanto Bolsonaro tenta mostrar força com a exibição, em um momento em que se vê acossado pela CPI da Covid e por queda em sua popularidade, o desfile com canhões e tanques na Praça dos Três Poderes aumenta a pressão sobre os militares.
Os senadores abriram a sessão da CPI da Covid nesta terça com críticas contundentes ao ato. “Não adianta fingir que não está acontecendo nada. Está. Democracia, sim, intimidação, não, golpe, não”, disse o presidente Omar Aziz (PSD-AM).
Desde então, o assunto domina as redes sociais. “Coreia do Norte” e “Venezuela” apareceram entre os termos mais comentados no Twitter, pela semelhança do exercício militar com esses países ditatoriais.
Depois das motociatas de Bolsonaro, agora é a vez de uma “tanqueciata”.
Fumaça preta do único modelo de tanque presente chamou atenção dos usuários das redes sociais.
E a associação com o desenho Corrida Maluca foi imediata.
Expectativa x realidade.
Gurgelzão veio.
A crise climática é uma preocupação global.
Campanha contra a dengue foi lembrada nas redes.
Nem Coreia do Norte nem Venezuela: Mianmar é aqui.
Para quem não pegou a referência, explicamos neste post de fevereiro. A paródia brasileira foi feita pelo grupo de humor Os Melhores do Mundo.
Voltando, o movimento foi feito na medida para os bolsonaristas viralizarem conteúdos nas redes sociais.
Para críticos, foi uma cortina de fumaça.
Antes do desfile, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), bolsonarista, disse estar emocionado com a manobra militar. No entanto, em seu post usou uma foto de desfile da China, ditadura que costuma repudiar.
INTERAÇÃO
Que legenda você daria para foto do desfile de blindados em Brasília? Participe.