No aniversário de 15 anos do Google Trends, compare os termos mais pesquisados em 2006 e 2021
Quando Deus desenhou o Google Trends, ele não devia estar namorando. Mas provavelmente estava tentando aprender a fazer um site, assim como a maioria dos brasileiros em julho de 2006, quando entrou no ar a ferramenta que analisa as tendências de pesquisa no Google.
Há 15 anos, “um site” ocupava a segunda posição no ranking de termos mais buscados no Google na categoria “como fazer”, perdendo apenas para “um curriculum”. Já na categoria “o que é”, o topo do pódio era ocupado pela palavra “internet”.
Enquanto em julho de 2006 as principais preocupações tinham a ver com o mercado de trabalho e os mistérios da era pós-bug do milênio, em tempos de pandemia, 100% das instruções buscadas referem-se a comida.
Isolados em casa num período em que fez tanto frio que chegou até a nevar, os brasileiros passaram julho de 2021 tentando descobrir a melhor forma de fazer, nessa ordem, bolo, arroz, pipoca, chocolate quente e brigadeiro.
Já na categoria “o que é”, o termo mais buscado neste ano foi “cringe”. Aliás, se você é “cringe” o bastante para pegar a referência da abertura deste texto, saiba que a citação a Armandinho não foi mera coincidência.
Há uma década e meia, o cantor e compositor gaúcho foi a celebridade musical mais procurada no Google, e a letra do seu hit “Desenho de Deus” foi a terceira mais buscada, depois de “Because of you”, da Kelly Clarkson, e “Me namora”, de Edu Ribeiro —o que evidencia (junto com as bijuterias de coco que comprávamos de hippies em feirinhas litorâneas) quão em alta estava o reggae no Brasil àquela época.
Ivete Sangalo também não fez feio em 2006. Além de ser a segunda celebridade musical mais pesquisada, “Quando a chuva passar” foi a quarta letra mais buscada —provavelmente por ser a música-tema do casal protagonista da novela “Cobras e Lagartos”.
A TV Globo também teve seu impacto nas trends de 2021. “Batom de cereja”, hit da dupla sertaneja formada por Israel e Rodolffo, que integrou o elenco do BBB21 —e era constantemente tocada nas festas do reality—, ocupa a quinta posição entre as letras mais pesquisadas.
No segundo lugar da categoria ficou “Baile de favela”, de MC João, impulsionada pela medalha de prata da ginasta Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Mas a maior influência na busca por letras de música veio do TikTok. Duas das três letras foram mais buscadas em 2021 —”Beggin'” e “Chamo Teu Vulgo Malvadão (Movimenta)”— foram repetidas à exaustão em trends no aplicativo. Já a quarta posição na categoria, “Deus proverá”, pode ser tanto um indicativo de fé em meio ao caos quanto da influência dos memes na vida dos brasileiros.
Já os artistas mais buscados neste ano foram os que estiveram no noticiário, mais frequentemente por questões de suas vidas pessoais do que pelas músicas em si. Foi o caso da primeira posição na categoria, DJ Ivis —preso após agredir a mulher—, e da terceira, Luísa Sonza, que chegou a ficar longe das redes sociais após ser forte e injustamente atacada pela morte do filho de seu ex Whindersson Nunes, que nasceu prematuro.
Abre os braços, vem e confere a lista completa dos termos mais buscados de cada categoria em julho de 2006 e de 2021, mês de aniversário do Google Trends.
O QUE É…
2006
- …internet?
- …direito?
- …cultura?
- …MBA?
- …ética?
2021
- …cringe?
- …logradouro?
- …substantivo?
- …arte?
- …cultura?
COMO FAZER…
2006
- …um curriculum?
- …um site?
- …uma redação?
- …monografia?
- …um blog?
2021
- …bolo?
- …arroz?
- …pipoca?
- …chocolate quente?
- …brigadeiro?
CELEBRIDADES MUSICAIS
2006
- Armandinho
- Ivete Sangalo
- Madonna
- Britney Spears
- Banda Calypso
2021
- DJ Ivis
- Gusttavo Lima
- Anitta
- Luísa Sonza
- Eduardo Costa
LETRAS DE MÚSICA
2006
- Because of you – Kelly Clarkson
- Me namora – Edu Ribeiro
- Desenho de Deus – Armandinho
- Quando a chuva passar – Ivete Sangalo
- Pump It – The Black Eyed Peas
2021
- Beggin’ – Måneskin
- Baile de favela – MC João
- Chamo Teu Vulgo Malvadão (Movimenta) – MC Jhenny
- Deus proverá – Gabriela Gomes
- Batom de cereja – Israel & Rodolffo