Vídeo da prefeitura de Aracaju sobre vacinação viraliza: ‘É para qualquer ser humano maior de idade’

Social media também ama, social media também chora, social media também sofre se você ignora o que está escrito nos posts —mesmo com o destaque dado pelo caps lock.

Em geral, o tempo passa e sofremos calados. Mas a prefeitura de Aracaju não conseguiu tirar a falta de interpretação de texto de seu público do pensamento e resolveu botar sua indignação para fora em letras brancas e amarelas num vídeo bem produzido.

A internet, claro, chorou de emoção quando acabou de ver. Tanto que fez o conteúdo viralizar nas redes.

Alguns riram com respeito. Outros, pela falta de respeito.

E outros ainda deram continuidade à piada —recebendo uma resposta igualmente bem-humorada.

A reação surpreendeu os responsáveis pelo vídeo, que não esperavam tamanha repercussão. “Recebemos interações de gente do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul”, conta Kaike Lamoso, diretor de Mídias Sociais da prefeitura de Aracaju. “Esse conteúdo foi o primeiro que furou a bolha e chegou a nível nacional”.

Aracaju ficou tão popular que gerou até o efeito “oi, sumida” nas outras prefeituras.

Também teve quem saiu em defesa dos que não compreenderam a mensagem que estava posta, tanto na arte quando na legenda da publicação.

Mas só quem viveu sabe.

Né, G(ab)i?

E não precisa nem ser social media para viver e sofrer.

Embora a responsabilidade por posts mais descontraídos costume cair sobre a figura do estagiário, a realidade é que tem muita gente envolvida no processo. No caso em questão, a ideia surgiu quando a equipe de monitoramento das redes notou que a publicação tinha recebido mais dúvidas que a média e sugeriu que o pessoal da criação reforçasse a informação, demanda finalizada pela equipe de comunicação.

“Sempre encontramos comentários parecidos e, como entendemos que a comunicação pública é feita para pessoas de diversos níveis de intimidade com as redes, com os formatos e as linguagens, respondemos todos de maneira direta e objetiva. Desta vez, como foi um volume maior de interações, resolvemos passar essa informação tão importante de forma bem-humorada”, explica Lamoso.

Embora tenham ficado felizes pelo sucesso, ele ressalta o real impacto da publicação. “As pessoas entenderam o recado e compareceram em grande volume para se vacinar. A repescagem está sendo muito bem- sucedida”, comemora.