Com currículo em formato de vídeo, jovem espanhol desempregado viraliza na internet
David Ruiz Gamarra, 24 anos, editor de vídeo e auxiliar de direção, com experiência em publicidade e TV, residente em Madri. Emails com essas informações passaram pelas caixas de mensagens de diversos contratantes do ramo audiovisual nos últimos meses. E quase sempre ficaram sem resposta. Talvez, sequer tenham sido lidos.
Como num roteiro de cinema, a trajetória desse jovem espanhol teve um ponto de virada há três semanas, quando ele transformou seu curriculum vitae em um vídeo de quase cinco minutos publicado no LinkedIn. O post já foi visto por mais de meio milhão de pessoas. Desde então, o telefone de David não para de tocar.
Se antes as ofertas de emprego eram escassas, agora vêm de Barcelona, Bilbao, Zaragoza, Valencia e até mesmo de cidades da América Latina, segundo revelou o jovem ao jornal El País. Tudo graças ao sucesso do CV audiovisual, que furou a bolha do LinkedIn e se espalhou pela internet.
No vídeo, David faz um apanhado dos principais acontecimentos do que chama de “curta carreira no mundinho audiovisual”. Fala do interesse pela produção de vídeos aos 15 anos, da websérie de baixo orçamento feita com amigos, dos curtas e longas-metragens que participou, além da sua passagem pelo programa esportivo “90 Minuti”, da Real Madrid TV.
Com narração sarcástica e bem-humorada, Gamarra não deixa de citar as dificuldades que enfrentou ao procurar emprego. Reclama da cobrança por mais dois anos de experiência e satiriza propostas abusivas, como trabalhar oito horas por dia sem ganhar nada, “só para aprender” – quem nunca ouviu algo parecido?
Os relatos geraram identificação. Além de mensagens de incentivo e ofertas de trabalho, têm sido frequentes os comentários de pessoas que passam pelas mesmas situações. “Sou consciente das regras desse jogo e não pretendo mudá-lo”, diz Gamarra na legenda do post.
Se todo bom filme precisa de um “gran finale”, neste, David encarna Forrest Gump. Sentado num banco de praça, tem o ar de quem espera por algo. “Agora vocês já me conhecem. Continuo procurando essa pessoa, empresa, ou o que quer que seja, que me dê um ‘empurrão’. Me chamo David Ruiz Gamarra e sigo à procura de um emprego.”
Com um currículo assistido por mais de meio milhão de pessoas e com uma caixa de mensagens repleta de propostas de trabalho, resta dizer: run, David, run!