Bolsonaristas têm tela azul nas redes, criticam presidente e batem cabeça em grupos do Telegram
“Que semana, huh? / Capitão, ainda é quinta” talvez seja o meme adaptado que melhor define a mais nova crise que Jair Bolsonaro tem em mãos. Após enviar áudio a caminhoneiros pedindo desbloqueio das estradas, o presidente foi chamado de traidor por manifestantes que havia bloqueado rodovias em pelo menos 15 estados. Até 12h35, o número de Unidades Federativas com bloqueios caiu para cinco.
O apelo do presidente tem o objetivo de evitar piora da economia com eventual desabastecimento como o visto na greve dos caminhoneiros em 2018.
Ainda não é possível dizer qual será o resultado da tensão entre o presidente e os manifestantes, mas a tela azul que povoa a mente dos seguidores de Bolsonaro nesta quinta-feira (9) não está restrita aos caminhoneiros. Famoso blogueiro ultraconservador, Leandro Ruschel agora afirma que “o governo [Bolsonaro] não consegue nem se comunicar com a própria base, quanto menos articular ações”.
Os caminhoneiros não sabem o que realmente agradará ao Messias. Isso porque a base aliada do governo e os influenciadores bolsonaristas estão em silêncio sobre o apelo de Bolsonaro para o fim dos bloqueios.
Um dos principais personagens das manifestações de caminhoneiros, Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, e que está foragido desde o dia 3 de setembro, mantém um grupo de seguidores do presidente no Telegram. O grupo está completamente em polvorosa, dividido e confuso.
Os bolsonaristas no Telegram divergem sobre se devem desmobilizar as manifestações ou continuar, duvidam da veracidade do áudio do presidente, inclusive sugerindo que o humorista Marcelo Adnet o teria gravado, e até chamam Bolsonaro de traidor. Veja:
O WhatsApp está a todo vapor.
E Bolsonaro é acusado de estelionato eleitoral.
Zé Trovão, que lidera o levante, teve sua prisão requerida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes após o caminhoneiro incitar atos violentos contra o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal).
Desafiando a Justiça, Zé Trovão publicou nesta quarta (8) um vídeo nas redes sociais pedindo o fechamento total de vias no país nesta quinta (9). Em resposta, o presidente Jair Bolsonaro gravou o áudio em que pedia que os caminhoneiros desbloqueassem vias em prol da economia.
Nas redes sociais, usuários já sugerem que Zé Trovão terá destino similar ao de Sara Winter, militante de ultradireita que ameaçou e marchou contra o STF, mas acabou sendo abandonada por bolsonaristas e, tendo sido vigiada e punida pelo ministro Alexandre de Moraes, Winter está em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, desde junho de 2020 por atentar contra a democracia.
Sem chão, Zé Trovão se irritou com o presidente Jair Bolsonaro e agora cobra que o chefe do Executivo refaça seu apelo em vídeo.
O humorista Adnet aproveitou que foi citado como possível autor do áudio —que já teve autoria assumida pelo presidente Jair Bolsonaro— e imitou o chefe do Executivo. Escute:
O termo “Zé Trovão” é um dos assuntos mais comentados no Twitter. Veja:
Shows do Sorriso Maroto são realmente emocionantes, este tuíte ajuda a compreender o tamanho da crise que circunda Jair Bolsonaro e seus seguidores:
“Pelo amor de Deus, presidente”