Meme mostra elos entre Alexandre de Moraes, Amin Khader e Michel Foucault: ‘Vigiar e punir’

O que Alexandre de Moraes, Amin Khader e Michel Foucault têm em comum? A resposta mais óbvia é: a calvície. Mas para a internet, há outros elementos que unem o ministro do STF, o repórter de TV e o filósofo francês. Foi assim que viralizou o meme “vigiar e punir” versão Diagrama de Venn.

A imagem mistura conceitos de Foucault com palavras ligadas a Moraes e Khader para listar possíveis intersecções. Pela teoria dos usuários, as fofocas “venenosas” de Amin no Balanço Geral RJ (Record) são um tipo de vigilância -dos famosos, no caso. Enquanto isso, o trabalho de Alexandre no Supremo Tribunal Federal está ligado à punição.

O meme faz referência ao título da obra mais conhecida do pensador pós-modernista. “Vigiar e Punir”, publicado pela primeira vez em 1975, analisa como o Estado usa hospitais, prisões e escolas para exercer controle social –daí vem o panóptico do meme, ou poder por meio da vigilância total.

A postagem viral surfa na popularidade do ministro do STF. Alvo de ataques por parte de Jair Bolsonaro e seus seguidores sob acusações de excesso e perseguição, Moraes foi alçado à categoria de herói por opositores do presidente. Seu super-poder? Vigiar e punir!

A princípio, Amin fez um alerta aos seguidores.

Mas acabou virando entusiasta da comparação com o ministro do STF.

Tão entusiasta, que passou a usar a #VigiandoePunindo na descrição do seu perfil e em postagens no Twitter.

Vale lembrar que o Amin tem outro “sósia”, o participante Ayrton, do BBB 18.

A suposta semelhança entre Moraes e Khader tem “confundido” algumas pessoas.

Tem gente sugerindo até que eles são irmãos. 

Por R$ 196,17, você também pode “vigiar e punir” no look certo.

 

Para “vigiar” como o Amin, é essencial realçar os olhos.

Mas saiba: “vigiar e punir” é uma missão sem intervalo!

 

Leia mais sobre ameaça autoritária que paira no Brasil.