Origem do meme ‘Capitão, é quarta-feira’ mistura HQ de 1941 e sitcom de 2009; entenda

Há quem deteste domingos. Dizem que são dias entediantes e nada acontece. Outros odeiam segundas. Que preguiça de começar tudo outra vez! Mas na internet, a mais “cancelada” dos últimos tempos é a quarta-feira. É que, neste dia, já há motivos suficientes para reclamar da semana, mas – pasmem – ela ainda está na metade!

Nada traduz melhor essa insatisfação do que um meme compartilhado semanalmente. A imagem mostra um diálogo entre dois personagens da série de HQs “As Aventuras de Tintim”, que narra as peripécias de um jovem repórter e viajante belga. Escorado no balcão, o Capitão Haddock diz, exausto: “Que semana, hein?”. Ao que Tintim responde: “Capitão, é quarta-feira”.

Desde 2019, um perfil no Twitter se dedica a publicar essa mesma imagem toda quarta-feira. A página já tem 216 mil seguidores. Até outubro de 2020, as postagens semanais chegavam a, no máximo, 40 compartilhamentos. Com a popularização do meme, o lamento de Haddock já chegou a ser repassado 40 mil vezes em uma única semana.

O que quase ninguém sabe é que o diálogo jamais apareceu nas páginas dos gibis do cartunista Hergé, como informa o site Know Your Meme, especializado em mapear a origem de memes. Segundo a plataforma, a imagem foi alterada para incluir novos balões com a frase que a tornou conhecida.

A versão que viralizou é creditada a um perfil da rede social Tumblr, o “Incorrect Tintin” (“Tintin Incorreto”), e foi publicada em 2017. Mas a imagem original chegou ao mundo 76 anos antes do meme, no nono volume da série de HQs, e nada tem a ver com os dias da semana.

No exemplar de 1941, Haddock bebe em sua cabine quando é surpreendido por Tintim e pelo cãozinho Milou. O jovem chega a apontar uma arma para o capitão e o acusa de traficar ópio. Diante da surpresa do homem, Tintin pergunta: “Você não sabia?”. Haddock, então, se defende e revela sua frustração: “Deve ter sido o Allan, o primeiro-imediato, que… me traiu…”.

O diálogo que deu fama ao pequeno recorte do cartoon só aconteceu em 2009. Nos bastidores de uma série de TV, a roteirista Liz Lemon, cansada, desabafa: “Que semana, hein?”. Seu chefe, o executivo Jack Donaghy, é quem a avisa: “Lemon, é quarta-feira”.

A cena protagonizada por Tina Fey e Alec Baldwin pode ser vista no segundo episódio da quarta temporada da sitcom “30 Rock”, exibida pela NBC de 2006 a 2013. A conversa durou apenas dois segundos, mas teve graça suficiente para que seja revisitada semanalmente até hoje. Só assim para a quarta-feira passar mais rápido.

Mas enquanto essa semana saturante não acaba, que tal conferir alguns tuítes derivados desse meme? Olha só o que o #Hashtag separou para você!

Quarta-feira também é dia de filosofar!


– Que semana, hein?
– Capitão, o tempo é apenas uma abstração criada pela humanidade para tentar dar um mínimo de sentido ao inevitável perecimento das coisas.

Tem vezes em que a semana é uma grande quarta-feira dividida em sete partes.

Culpa da Terra, que inventou de girar em torno do sol!


– De novo?
– De novo.

O sentimento aparece cada vez mais cedo.

Nem precisa acabar a segunda-feira para se sentir assim.

Talvez a semana nem precise começar para se sentir asssim.


– Que semana, hein?
– Capitão, mas ainda nem começou.

Tem ainda a versão brasileira, retirada do filme “Muito Prazer”, de 1979.

A semana só está “praticamente encerrada” às 16h, mas tem gente que quer antecipar.

Algumas palavras pala ilustrar como a internet se sente numa quarta-feira.

Você daria RT nesse meme saturado hoje?

Enfim: JÁ DEU!