WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar e viram meme no Twitter

Não é a primeira vez e dificilmente será a última que as redes sociais do Facebook (o próprio Facebook, WhatsApp e Instagram) caem todas de uma só vez, como ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (4).

#Hashtag já contou essa história aqui, em março de 2019, e aqui, em julho de 2019, fora várias outras quedas pontuais ao longo dos últimos anos.

Em ocasiões anteriores, a empresa alegou mudanças nos servidores. Desta vez ainda não há uma sinalização sobre os motivos.

Em seu perfil oficial no Twitter, o Facebook publicou que “algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos apps e produtos”. A empresa afirmou que está “trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido o possível” e que pede desculpas pela inconveniência.

Quem se deu bem foi o Telegram, que virou um dos assuntos mais comentados no Twitter. O app sempre costuma crescer nesses momentos.

A Folha, inclusive, possui desde fevereiro um canal para envio diário de boletim de notícias. Inscreva-se!

Outro sobrevivente do apagão, o Twitter sempre abriga os memes das quedas dos concorrentes (exceto quando ele também cai). Veja seleção do blog –vale ressaltar que até as piadas se repetem a cada episódio:

Twitter pleno.

Mó paz.

Tem muita coisa na fila.

Manda um Pix.

Não era wi-fi nem seu aparelho.

No Brasil, o Snapchat não decolou.

Nessas horas nós vemos o quanto somos dependentes das redes sociais.

Quem nunca tropeçou nos fios?

Calma, sempre.

O Discord, ferramenta de mensagens, foi um pouco debochado.

“Estou bem online”

Políticos aproveitaram para divulgar o canal no Telegram.

Os saudosistas trouxeram de volta nos comentários a finada rede social Orkut, que fez muito sucesso no Brasil de 2004 a 2014.

O Orkut era resistente a quedas (ao menos no imaginário coletivo).

Leia mais sobre a queda das redes sociais.