Adele anuncia single e internet brinca que ela voltou para pagar Martinho da Vila
A cantora Adele divulgou nesta terça-feira (5) uma prévia do seu novo single “Easy on me”. A faixa, que será lançada no próximo dia 15, marca o fim de um hiato de seis anos da artista britânica e aumenta, entre os fãs, expectativas sobre o lançamento de um novo álbum, até agora misterioso e que pode se chamar “30”.
Para internautas brasileiros, no entanto, o anúncio foi uma oportunidade para levar o nome do cantor Martinho da Vila aos assuntos mais comentados do Twitter. A cantora britânica está sendo acusada de plagiar o sambista brasileiro, e a associação dos dois nomes foi imediata com o anúncio do novo single.
“Adele de volta porque precisa trabalhar pra pagar o processo do Martinho da Vila”, brincou um dos usuários. “Em qual [música] do Martinho da Vila você baseou essa, Adele?”, disse outro.
Em setembro, o compositor Toninho Soares anunciou que estava preparando um processo contra a artista por copiar “Mulheres”, uma canção sua eternizada na voz de Martinho da Vila. Segundo ele, uma perícia havia constatado o plágio na música “Million Years Ago”, faixa que faz parte do álbum “25”, lançado em 2015 por Adele.
Um advogado contratado por Toninho ainda recolheu ainda depoimentos em vídeo de 50 músicos brasileiros que suspostamente atestavam a cópia.
A Folha divulgou um vídeos nas redes sociais à época da polêmica para informar sobre o caso e… (pasmem!) também foi acusada de plágio.
Mas, neste texto, a minha colega Jéssica Nakamura explica tudo direitinho. Garantimos que, pelo menos nesse caso, foi tudo um mal-entendido.
Veja uma seleção de memes sobre o anúncio desta terça:
Quem mais entra?
Agora vai.
Todos a postos.
Claramente, queima de arquivo.
Sangue nos olhos.
Imagina o susto do cantor ao se ver nos trending topics.