Morte de Gilberto Braga gera revival de cenas inesquecíveis das novelas do autor
Bebel tenta ser elegante naquele “casamento primaveril em pleno outono”. Maria Clara quase desfigura o rosto de Laura com tapas sem fim. O corrupto Marco Aurélio dá uma “banana” ao Brasil quando foge do país sem ser preso. Com quantas cenas icônicas se faz um grande autor de novelas?
Gilberto Braga, morto nesta terça-feira (26), eternizou seu trabalho em diálogos e sequências que os noveleiros, especialmente os do Twitter, jamais esqueceram. Usuários da rede social têm compartilhado suas cenas favoritas dos folhetins do autor.
Personagens como Odete Roitman e Maria de Fátima, as duas de “Vale Tudo” (1988), sempre desfilaram pela timeline. Desta vez, reaparecem com a missão de homenagear um dos novelistas favoritos do público brasileiro.
De “Escrava Isaura“ (1976) a “Insensato Coração” (2011), passando por “Dancin’ Days” (1978) e “Celebridade” (2003), relembre junto com os tuiteiros algumas das sequências mais marcantes das novelas de Gilberto Braga.
Começando pelo grande meme da carreira do autor. Em “Paraíso Tropical” (2007), a prostituta Bebel resolve atestar que tem “catiguria” em um evento da high society. Na falta de outra frase blasé no repertório, só conseguia repetir: “Que boa ideia este casamento primaveril em pleno outono”.
Quem nunca viu a surra de Maria Clara em Laura, de “Celebridade” (2003)? Mas você já viu o roteiro com as orientações de Gilberto para a gravação?
Como esquecer de Odete Roitman defendendo a pena de morte e destilando racismo em um jantar de “Vale Tudo” (1988)? Sobremesa: torta de climão.
Aí vão outros absurdos que a ricaça falou antes de ser morta pela *****.
Mas vilã é vilã, né?
Os tuiteiros também relembraram a cena em que Solange elegantemente confronta Maria de Fátima após descobrir as falcatruas da vilã, também em “Vale Tudo” (1988).
A clássica “banana” não poderia faltar!
Quem não fica hipnotizado com Sônia Braga, na pele de Júlia, performando na discoteca de “Dancin’ Days” (1978)? A cena marca a volta da personagem ao Brasil, agora rica e bem vestida.
É grande a lista de sucessos do “Giba”, como era chamado nos bastidores.
Marcou a teledramaturgia e inspirou outros autores.
Sua obra é eterna em Odete, Lígia, Júlia, Maria Clara e tantas outras personagens que o público não esquece.
O brasileiro não parou de chorar por um segundo em 2021!
Fique em paz, monstro!
Cumpriu sua missão com maestria. Obrigado, Gilberto!
LEIA TAMBÉM
Gilberto Braga não teve igual e foi o maior autor de novelas da TV Globo
Novela é feita para vender sabonete, disse Gilberto Braga à Folha em entrevista
Gilberto Braga e suas novelas fizeram o Brasil se encarar no espelho