Marília Mendonça estourou nas redes a partir de 2015

Uma das maiores vozes do sertanejo e da música brasileira contemporânea nos deixou hoje. Marília Mendonça, 26, foi uma das vítimas fatais em acidente de avião na serra em Piedade de Caratinga, cidade a 309 quilômetros de Belo Horizonte. A cantora tinha um show marcado para a noite desta sexta (5).  Também morreram o produtor e tio de Marília Mendonça, além do piloto e do copiloto da aeronave.

Marília Mendonça ficou conhecida como uma das maiores expoentes do feminejo, vertente do sertanejo em que as mulheres são protagonistas em voz e eu-lírico. Ela começou a cantar em 2014. O primeiro hit está gravado na cabeça de todo fã do gênero musical: “Infiel”, lançado em 25 de julho de 2015 pela gravadora Som Livre. Mas foi a partir de 2016 que a cantora começou a conquistar as redes sociais. Veja curva de crescimento de seguidores da Marília Mendonça no Instagram, de 2015 a 2021. Ela atingiu 1 milhão de seguidores em 4 de junho de 2016, e no final do ano já tinha 3,2 milhões. Hoje, soma mais de 38 milhões.

O primeiro milhão de curtidas na página oficial da cantora no Facebook chegou em 7 de maio de 2015, uma mostra de que na época o Facebook ainda atingia o público antes que o Instagram. Atualmente, o perfil possuía 5 milhões e 600 mil pessoas de likes. Os dados são do Crowdtangle, ferramenta do Facebook.

Marília Mendonça era puro carisma e um fenômeno. Em 2017, aos 22 anos, se tornou a artista mais vista no YouTube no Brasil, com mais de 3 bilhões de visualizações em seu canal. “Marília Mendonça é muito Brasil, é aquela música brega, sertaneja, romântica e que fala a verdade”, ela se definiu para a Folha em entrevista para o especial  Música Muito Popular Brasileira.

Em 2018 e 2019, ela gravou shows gratuitos em praças públicas de todas as capitais do Brasil. Ela os anunciava de surpresa em suas redes sociais, e conseguia reunir centenas de milhares de pessoas nas gravações que resultaram em seu quarto álbum ao vivo, “Todos os Cantos”.

Marília Mendonça também foi uma das primeiras artistas brasileiras a fazer uma live na quarentena. Em 20 de março de 2020 ela abriu uma transmissão ao vivo com violão em mãos e um copo de cerveja. Mal sabia que ditaria tendência.

Ela se tornou uma das artistas mais assistidas do mundo com um pico de audiência de 3,3 milhões de visualizações simultâneas com seu show de 11 de abril.

No Spotify, seus números também impressionavam. Em 2019 e 2020, foi a artista mais ouvida no Brasil na plataforma.

Nas redes sociais, compartilhava momentos de seu dia a dia, sempre com muito bom humor. Nesta sexta-feira (5), poucas horas antes do acidente, publicou um vídeo entrando no avião e sonhando com a culinária mineira.

Marília Mendonça deixa um filho, que completa 2 anos em dezembro, e um legado imenso no sertanejo e na música popular brasileira. E um Brasil mais sofrido.