Aprenda a criar sua própria comunidade de Orkut
Não, você não viajou no tempo e esse texto não é de 2006.
As redes sociais têm passado por uma onda de nostalgia por tempos mais simples. Nada de influenciadores digitais, anúncios, métricas ou algoritmo. Estamos mesmo é com saudade do Orkut, rede social do Google que acompanhou o letramento digital de uma geração, a partir de 2004 e até o início da década seguinte.
Pra muita gente foi o primeiro contato com a internet e o berço de muita coisa que fazemos até hoje: memes, paquera virtual e, principalmente a reunião em grupos de pessoas que pensam como a gente, as comunidades.
O produtor de conteúdo Bruno Predolin, foi um dos grandes criadores de comunidades do Orkut. No total foram 715, algumas delas clássicas, como “Nos EUA, até pobre fala inglês”, “Onde você tá? Tô chegando!”, “Tô com preguiça de digitar”, “Finjo que tô dormindo”, dentre outras.
“O Orkut era uma escapatória de ideias criativas que eu tinha, eu dormia com um bloquinho do lado da cama para anotar ideias que possivelmente vinham de noite, enquanto dormia, eu deixava tudo anotadinho e criava no dia seguinte”, disse em entrevista ao #Hashtag em 2019.
Sempre nostálgico do Orkut, Predolin recentemente fez uma thread (sequência de tuítes) com comunidades que existiriam atualmente se o Orkut fosse vivo –obviamente, ele mesmo as criou.
Quer jogar um jogo?
Sejamos sinceros, quem sabe?
E tá tudo bem!
Até o Google não resistiu.
Fica o apelo.
Inspirado pela thread, o usuário @bazithiago criou um site em que você pode montar sua própria comunidade, como nos velhos tempos. Basta preencher o título, descrição e adicionar a foto de destaque. Ficou com vontade? Mate a nostalgia aqui. Quem sabe você não viraliza.
Pra quem é mais de Photoshop, também tem essa opção.
Divirtam-se!