‘Instafood’ acaba com a sua vontade de comer, #apontaestudo

Ygor Salles

Se não bastasse aquele seu amigo ‘foodie’ entupir a sua timeline do Instagram com fotos de comida, ele pode estar contribuindo com que você perca o prazer de degustar as iguarias em questão. A conclusão é de um estudo da Brigham Young University, que fica em Utah (EUA).

Segundo Ryan Elder, professor da BYU e coautor do estudo, acontece uma espécie de “tédio sensorial” quando uma pessoa vê demais a foto de um alimento. É como se o cérebro registrasse que a comida já foi provada, fazendo com que ela perca boa parte do interesse.

Ou seja, quanto mais comida os ‘foodies’ postarem, menor será sua vontade de comer.

A lógica de saciedade das pessoas já é de conhecimento dos cientistas: quanto mais você come algo, maior a chance de perder a vontade de comer ao repetir. O que esta pesquisa conclui é que ver a foto da comida já serve como um destes pedaços.

Para a pesquisa, foram recrutadas 232 pessoas. Metade delas viram 60 fotos de comidas doces, como bolos e chocolate, e a outra metade viu 60 fotos de comidas salgadas, como batatas. Depois, comeram amendoins. O resultado: as pessoas que viram fotos de coisas salgadas gostaram menos do amendoim.

A sugestão de Jeff Larson, o outro coautor do estudo, é que evite fotos de determinada comida se quiser sentir todo o prazer da degustação.

Se o paladar é “estragado” pelo excesso de fotos, dizem os pesquisadores, o outro lado da moeda também é válido. Se você quer parar de comer chocolate, por exemplo, é só ficar vendo fotos de chocolate o tempo todo –mas o tempo todo mesmo, não só duas ou três vezes. Viu que fácil? 😉

O blog dá uma contribuição para sua dieta e posta algumas iguarias

Comentários

  1. Essa é a reportagem mais estúpida de todos os tempos. Todo mundo sabe que as fotos de comida postadas dão ainda mais vontade de comer, principalmente se a foto tiver boa aparência. Não curti!!!!

  2. Desconfio dessa metodologia, acho que ela não traz os resultados necessários para uma conclusão um pouco absurda.

  3. Se se tratar daquelas fotos de comida que todo mundo publica no facebook , acho que o artigo está certo sim, a minha fome passa na hora. Já quanto às fotos profissionais em revistas e propagandas, discordo.

Comments are closed.