Bairrismo de jornalista gaúcho vira piada na internet
A passagem da presidente Dilma Rousseff pelo Rio Grande do Sul, no final de semana passado, rendeu mais nas redes do que parecia.
Já noticiamos aqui mesmo a mistura de Dilma Bolada com Vanuza cantando o Hino Nacional que a presidente fez ao discursar improvisadamente sobre o Dia das Crianças, no sábado passado, em Porto Alegre.
A piada (involuntária, espero) da vez, porém, é de um dos jornalistas que entrevistaram Dilma um dia antes em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Como todo bom gaúcho, o jornalista é bairrista. E deixou isso claro quando a presidente se referia à prisão da brasileira (e gaúcha) Ana Paula Maciel, bióloga e ativista do Greenpeace, na Rússia.
Confira o diálogo:
Dilma: Depois, é o seguinte, prenderam uma ativista do Greenpeace, que é brasileira, lá na Rússia…
Jornalista: Gaúcha.
Dilma: …eu tenho de interceder. Ao mesmo… Eu, óbvio, que estou intercedendo, ela é…
Jornalista: Gaúcha.
Dilma:: …cidadã brasileira.
Jornalista: Gaúcha.
Jornalista: A senhora manifestou, de… prontamente isso?
Dilma: Olha, nós manifestamos para eles e aguardamos uma resposta.
Jornalista: Foi isso…
Dilma: Óbvio que sim. Ela é uma cidadã brasileira e é minha obrigação.
Jornalista: Gaúcha.
[risos generalizados]
Dilma: Podia ser dos 27 da Federação.
Para quem quiser conferir, pode ouvir o áudio da entrevista no site da Presidência. O diálogo começa por volta do minuto 25 do arquivo.
A fama do bairrismo jornalístico gaúcho é famoso na internet. Gerou, inclusive, o site jornalístico-humorístico O Bairrista –mesmo não sendo dos Pampas, acompanho porque é muito divertido.
E, para concluir este post e provar que de vez em quando a realidade supera a ficção, mostro o Tumblr “sempre tem um gaúcho por aí”, que atesta a capacidade do jornalismo gaúcho de achar “conterrâneos” para dar um toque local a qualquer tipo de informação. Selecionei alguns posts para que vocês sintam o drama: