Meu esporte favorito é o meme, diz criador da Ney Type, o Alfabeto Neymar

Mateus Luiz de Souza
  • O ex-craque holandês Marco Van Basten foi mais um a criticar Neymar por suas quedas em campo.
  • Criaram um jogo online cujo objetivo é evitar a queda de Neymar.

Quase uma semana depois da eliminação brasileira para a Bélgica, e com os finalistas da Copa já decididos, Neymar & Suas Quedas continuam dominando os holofotes.

O publicitário Luciano Jacob, 29, que atualmente mora em Dublin, na Irlanda, acrescentou mais um ingrediente ao tema.

Ele criou uma tipografia só com as quedas do Neymar.

Cada letra do alfabeto está representada com uma cena de Neymar no chão.

Em algumas letras é preciso um pouco de esforço para fazer a associação.

Mas isso é o de menos.

O Ney Type é uma das coisas mais legais da internet pós-eliminação brasileira.

Zeramos a internet

Você pode escrever o que quiser no Alfabeto Neymar

O #HashtagnaCopa conversou com Luciano Jacob, autor dessa preciosidade.

Como surgiu a ideia?
Confesso que não sou o maior fã de futebol, mas na época de Copa do Mundo fica difícil não entrar na vibe, então tenho acompanhado junto com amigos. Lembro que em um dos jogos [contra a Costa Rica] o Neymar caiu com os braços abertos, e na hora fiz um comentário falando que parecia um “T”, e foi daí que a ideia começou a tomar forma.

E como você a desenvolveu?
Depois disso foi um processo que levou duas semanas pra ficar pronto, entre pesquisar as imagens, pensar em cada letras, fazer os textos de divulgação – meu amigo e ex-dupla de criação Rafael Figueiredo deu uma mão. Eu queria lançar no jogo do Brasil X Bélgica. Nunca torci tanto pro Brasil ganhar, achando que a ideia ficaria melhor. Mas como sou brasileiro e não desisto nunca, mesmo depois da derrota resolvi lançar. Um incentivo pro nosso menino Ney brilhar em 2022 e trazer o Hexa pra casa.

E como a Ney Type viralizou?
Inicialmente eu postei no meu Facebook e mandei para algumas páginas de humor esportivo. A partir disso a repercussão foi bem acima do esperado. Amigos começaram a compartilhar, e a partir daí perdeu o controle, ganhando cobertura nacional e internacional. Até virei post no 9gag.

Está feliz com a repercussão?
Coincidentemente acabei lançando a Ney Type no dia do meu aniversário, o que me deu motivos em dobro pra comemorar.

Qual sua opinião sobre o Neymar?
Eu não acompanho tanto futebol assim. Mas fica claro que o Neymar tem um talento incrível. O problema é que muitas vezes ele parece acabar deixando as atitudes serem maiores que o futebol que ele pode jogar. E o que mais eu posso dizer? Meu esporte favorito é meme. Nesse, o Brasil não perde nunca.

Considerações finais?
A tipografia não é uma crítica. Foi criada mesmo para divertir com algo que tinha potencial de viralizar e ainda brincar com o lado positivo que é a torcida pelo hexa em 2022. Acho que tanto brasileiros quanto estrangeiros entenderam a brincadeira.

Siga cobertura minuto a minuto da Copa.