‘Mural do século 21’, Instagram Stories faz dois anos e cria novo padrão audiovisual
Parabéns ao Instagram Stories 🎂
A ferramenta do Instagram de fotos e vídeos que duram 24 horas e na qual é possível personalizar a postagem com desenhos, emojis e gifs completa dois anos nesta quinta-feira (2).
A história de como o Instagram Stories surgiu já entrou para os anais do Vale do Silício.
Em 2013, o Facebook tentou comprar o Snapchat por US$ 3 bilhões (em valores da época). Evan Spiegel, fundador do Snapchat (plataforma na qual usuários mandam fotos, vídeos e mensagens que desaparecem poucos segundos depois de serem recebidos), recusou a proposta.
Nem um pouco satisfeito, Mark Zuckerberg, o bicho papão das redes sociais, que em 2012 havia adquirido o Instagram por US$ 1 bilhão (em valores da época), resolveu lançar seu próprio Snapchat.
Botou engenheiros, analistas de sistemas, programadores e designers para trabalhar e em 2 de agosto de 2016 o mundo da tecnologia era impactado pelo lançamento do Instagram Stories.
Não é exagero dizer que o Instagram copiou descaradamente o Snapchat. Kevin Systrom, CEO e cofundador do Instagram, admitiu que o Snapchat merece o crédito por muitas das funções ali presentes. “É uma resposta natural à competição”, afirmou à época.
Mas não foi apenas uma cópia. O Instagram Stories aprimorou o que o Snapchat fazia ao adotar a política de “efêmero, pero no mucho” –isto é, enquanto os rivais faziam vídeos e fotos que sumiam depois de visto, o Instagram percebeu que uma maior durabilidade (24 horas) poderia ter um apelo maior.
A estratégia não poderia ter dado mais certo. Com 400 milhões de usuários ativos por dia, o Instagram Stories é um fenômeno de público e de audiência, e, claro, um terreno fértil para o mercado publicitário.
E passou como um rolo compressor sobre o Snapchat. Aos poucos, usuários anônimos e celebridades foram migrando para o Instagram Stories e o cenário no Snapchat hoje é de terra arrasada, ao passo que o Instagram Stories está sempre anunciando novidades como o Boomerang, Superzoom, adesivos de GIF, enquetes –e a maioria deles vinga de forma impressionante.
Um tuíte de Kylie Jenner de fevereiro deste ano retrata fielmente isso.
“Alguém mais também deixou de usar o Snapacht ou sou só seu? Ugh, que triste”.
Pum. O Snapchat desabou US$ 1,3 bilhão de dólares com apenas essa mensagem –já o valor de mercado do Instagram não para de crescer, e atualmente é avaliado em US$ 100 bilhões.
E aparentemente não há motivo nenhum para Kylie Jenner cogitar voltar ao Snapchat. Ranking anual divulgado pela empresa britânica Hopper HQ apontou ela como a celebridade que mais ganha dinheiro com posts patrocinados no Instagram.
MURAL DO SÉCULO 21
Desde então, podemos dizer que o Instagram Stories foi a última grande revolução das redes sociais.
Para Pollyana Ferrari, professora e pesquisadora em Comunicação Digital da PUC-SP, seu mérito está em consolidar a tela vertical como o novo padrão audiovisual, em detrimento do horizontal.
“O Stories é leve, é o nosso mural diário do século 21”, afirma.
Segundo a agência de marketing digital Omnicore, 59% dos usuários de internet entre 18 e 29 anos usam Instagram, sendo que o número cai para 33% entre 30 e 49 anos.
E o Instagram Stories atrai esse público jovem pelo fato de a ferramenta ter o DNA deles, segundo Márcio Rodrigo, professor de jornalismo da Cásper Líbero.
“Essa geração que já nasceu conectada no mobile aprendeu a escrever a própria história nos Stories”, afirma.
Jornalistas e produtores de conteúdo também se apropriaram do Instagram Stories.
O fotógrafo de moda Jacques Dequeker de forma até mais ambiciosa, ao lançar revista exclusiva para o Instagram Stories. “Stories is the new black” é seu novo mantra.
Segundo Pollyana Ferrari, o Instagram Stories está fazendo o jornalismo “exercitar seu poder de síntese, com frases e vídeos curtos, enquetes, num formato palatável, leve e ágil”.
FUTURO
A grande pergunta agora no Vale do Silício é para onde vamos. Márcio Rodrigo levanta a tese de que o Instagram Stories poderá sofrer por algo que foi seu maior trunfo: a efemeridade.
“Assim como os blogs viciaram e enjoaram, assim como os fotologs viciaram e enjoaram, assim com o Orkut viciou e enjoou, os Stories podem entrar em decadência como qualquer novidade tecnológica e serem substituídos”.
A diferença, segundo o acadêmico, é que a durabilidade desse encantamento está cada vez mais efêmera, isto é, a distância entre o auge e a queda de uma rede social diminui gradativamente.
Já pensando nisso, o Instagram fez, em junho, seu maior movimento desde o lançamento do Stories, ao anunciar a IGTV, extensão que permite ao usuário assistir a vídeos longos –atualmente o limite é de 15 segundos no Stories e de um minuto no feed. Em suma, um concorrente ao YouTube.
NÚMEROS
Bom, como ainda não enjoamos do Instagram Stories, trago a seguir uma série de dados (referentes a junho deste ano) divulgados pelo Instagram sobre a plataforma.
Stories mais visualizados no mundo
(média diária)
- Kim Kardashian
- Carlinhos Maia
- Kendall Jenner
- Beyoncé
- Kylie Jenner
- Whindersson Nunes
- Khloe Kardashian
- 9gag
- Chiara Ferragni
- Chrissy Teigen
Adesivos mais usados no mundo
- Adesivo de Perguntas
- Adesivo de Hora
- Adesivo de Localização
- Adesivo de Enquete
- Coração do Instagram
Stories mais visualizados no Brasil
- Carlinhos Maia
- Whindersson Nunes
- Anitta
- Neymar
- Bruna Marquezine
- Luisa Sonza
- Ana Clara
- Marina Ruy Barbosa
- Fernanda Souza
- Maísa
Contas que mais produziram Stories no Brasil
- Carlinhos Maia
- Pabllo Vittar
- Celso Portiolli
- Tati Zaqui
- MC Bin Laden
- Gracyanne Barbosa
- Paula Fernandes
- David Brazil
- Cleo Pires
- Preta Gil
Este blogueiro aproveita a oportunidade para fazer dois merchans.
O primeiro é sobre o Fale, blogueiro, programa de entrevistas com blogueiros que apresento no Instagram Stories da Folha (@folhadespaulo), toda sexta-feira, às 14h. O último convidado foi Daniel E. de Castro, do blog Primeiro Serviço.
O segundo é o Manual de Stories que lancei em abril deste ano com dicas e sugestões para produção de conteúdo na ferramenta.
Dúvidas, críticas, sugestões e elogios são bem-vindos!