‘Um cabo, um soldado’ vira trending topic após decisão de Marco Aurélio

Mateus Luiz de Souza

Logo após a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, de mandar soltar os presos em segunda instância, que pode, eventualmente, beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, o Twitter está dominado pelo assunto.

São cinco trending topics (assuntos mais comentados) sobre o tema, no momento em que este post é escrito (15h50): #LulaLivre, #STFVergonhaNacional, #IntervençãoNoSTF, #UmCaboUmSoldado e #CaboESoldado.

Tanto #LulaLivre, de apoiadores do ex-presidente, quanto a do #STFVergonhaNacional não são nenhuma novidade. Ambas figuraram, historicamente, como trending topics nos últimos anos.

O que chama atenção, portanto, são as outras três: #UmCaboUmSoldado, #IntervençãoNoSTF e #CaboESoldado.

Elas fazem menção a uma fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro, cujo vídeo gravado em julho viralizou nas redes em outubro, de que “bastam um soldado e um cabo para fechar STF”.

“Como diz uma bela frase”

A hashtag está sendo usada por nomes alinhados à direita do espectro político.

Todas as regiões militares a postos?

Muitos veem na hashtag uma alusão a um golpe de Estado.

Um infográfico pertinente sobre a prisão no Brasil

Jogada ensaiada que surpreendeu um país inteiro.

Teje (sic) preso!!

Internautas também lembraram episódio recente envolvendo o ministro Ricardo Lewandowski, que ameaçou de prisão um advogado durante voo.

O tom das redes é de indignação e, em muitos casos, de apoio ao fechamento do STF.

O protesto para a frente do STF está convocado para as 17 horas. Siga os próximos desdobramentos em cobertura em tempo real da Folha.