7 curiosidades para o Dia do Emoji

Nesta sexta-feira (17) é comemorado o Dia Mundial do Emoji. A data de 17 de julho foi escolhida por ter sido o dia em que o ocorreu o lançamento do iCal, calendário do sistema iOS (utilizado em iPhones e Macs). E é essa data que aparece nos calendários de aparelhos da Apple, enquanto no sistema Android há apenas um calendário genérico.

O blog separou algumas curiosidades sobre os emojis; confira.

Os escolhidos
Anualmente, um consórcio chamado Unicode, organização sem fins lucrativos com sede na Califórnia e composto por gigantes techs, decide quais serão os novos emojis lançados.

A batalha
Não há nenhum emoji aprovado por brasileiros até hoje –uma professora de medicina da USP batalhou pela capivara, mas sem sucesso. O chimarrão passou, mas veio da Argentina.

O pai
Em 1999, na era dos pagers, o japonês Shigetaka Kurita, da empresa NTT Docomo, inventou um alfabeto de caracteres especiais para comunicar sentimentos e ideias abstratas.

Porcos x ratos
Em um momento histórico da política brasileira, os ex-aliados Carlos Bolsonaro e Joice Hasselmann brigaram por emojis cheios de mensagens ocultas.

Na pandemia
Nos últimos meses, houve a ascensão de emojis como rosto com máscara, rosto pensativo, choro profundo e micróbio, segundo a Emojipedia, espécie de Wikipédia dos emojis.

Representatividade
Em 2020, foram lançadas figuras que representam igualdade de gênero —como um homem que dá mamadeira para o bebê em seus braços ‍— e identidades não-binárias e não-heteronormativa.

Figurinhas
A data é para comemorar os emojis, mas impossível não mencionar como as figurinhas, lançadas no final de 2018 no WhatsApp, se tornaram grande fonte de comunicação e humor.

LEIA TAMBÉM
Os emojis podem virar a nova forma de escrita, diz especialista