Um balanço da Copa nas redes sociais
Cinco dias após o fim da Copa, resta-nos a saudade do torneio mais legal do universo.
Vamos dormir pensando no que poderia ter sido e não foi.
A verdade é que ainda não superamos a derrota do Brasil para a Bélgica nas quartas de final.
O #HashtagnaCopa fez questão de mostrar todos os memes que surgiram ao longo da competição.
Para não deixar o assunto morrer, separei alguns dados de como foi a Copa nas redes sociais –afinal, se não fossem elas não teríamos os memes e as piadas.
No Twitter, o nascedouro dos memes, o Brasil foi o país que mais tuitou sobre a #Copa2018, a seleção brasileira foi a equipe mais mencionada na plataforma e Neymar o jogador mais comentado durante todo o período. Em resumo, não ganhamos a Copa, mas o caneco dos memes é nosso.
Só não ganhamos a medalha de ouro de partida mais tuitada, que coube à final da #Copa2018, com a vitória da França sobre a Croácia pelo placar de 4 a 2.
Tivemos de nos contentar com a prata na eliminação do Brasil diante da Bélgica. Veja as cinco mais comentadas:
- França 4 x 2 Croácia em 15/07 (final)
- Brasil 1 x 2 Bélgica em 06/07 (quartas de final)
- Brasil 2 x 0 México em 02/07 (oitavas de final)
- França 4 x 3 Argentina em 30/06 (oitavas de final)
- Brasil 2 x 0 Costa Rica em 22 de junho (fase de grupos)
O Instagram contou com mais de 590 milhões de interações (soma de curtidas, comentários e reposts) realizadas por 37 milhões de contas brasileiras.
As hashtags mais usadas no Brasil foram:
#copadomundo (1.764.126 milhões)
#vaibrasil (1.797.008 milhões)
#brasil (41.613.634 milhões)
#copadomundo2018 (424.635 mil)
#copa2018 (765.201 mil)
No Brasil, essas foram as tags de localização mais comuns:
Praça Mauá, Biergarten Rio e Boulevard Olímpico, todos no Rio de Janeiro, e o Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Aliás, reportagem do jornalista Raphael Hernandes mostra que a chave para bombar no Instagram é participar de uma Copa do Mundo. Ele cita o exemplo do meia islandês Rurik Gislason, que saltou de 30 mil seguidores para 1,3 milhão, cerca de 45 vezes mais do que no começo do torneio.
No YouTube, mostramos, no meio da competição, que vídeo com cenas de como é a bola da Copa por dentro estava entre os mais vistos.
A plataforma de vídeos divulgou recentemente quais foram os 10 vídeos mais vistos com os melhores momentos, publicados pela Fifa. E o jogaço entre Portugal e Espanha, aquele épico 3 a 3, ficou na liderança. Três partidas do Brasil figuram na lista.
Outro dado interessante trazido pelo YouTube mostra quais os times mais populares em cada país. Legal ver a popularidade do Brasil no sul da África e no sudoeste asiático e a da Argentina no norte da África e no sudeste asiático. Rivalizamos por lá também.
Por fim, no Facebook, mais de 58 milhões de pessoas conversaram sobre o torneio somente no Brasil –quase a metade dos 127 milhões de usuários ativos mensais que o país possui.
Os três posts mais populares foram:
Messi atualizando sua foto de perfil;
Cristiano Ronaldo incentivando sua equipe no início da Copa do Mundo;
James Rodriguez compartilhando sua tristeza após eliminação para Inglaterra nas oitavas-de-final.