Com Copa e eleições, é fácil fazer uma retrospectiva de memes de 2018

Mateus Camillo

O #Hashtag passa o ano inteiro falando de memes, então nada mais justo do que encerrarmos 2018 com uma retrospectiva.

Prepare a pipoca, chame os amigos e deslize o dedo na tela até o último meme.

JANEIRO

O ano começou com a condenação de Lula no TRF-4. Se é verdade que os memes sobre o petista já estavam um pouco batidos (Lula preso amanhã, molusco do Bob Esponja), não podemos negar que ainda rendiam boas risadas.

Confira mais memes.

FEVEREIRO

No Carnaval, Jojo Toddynho estava em alta e um folião de São Paulo foi com uma fantasia nada convencional da cantora.

Pela criatividade, nota dez!

“Meu pai até entendeu quem é Jojo Todynho”, afirmou o jovem. Leia mais.

MARÇO

Que o STF domina os holofotes, isso já não é nenhuma novidade. No início do ano, tivemos embates homéricos entre os ministros Luis Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

Mas o mês de março marcou a ascensão de uma grande estrela dos memes: o Canarinho Pistola (também conhecido como Canarinho Putaço), a mascote da seleção brasileira, apresentada em 2017 mas cujo estrelato só alcançou mesmo nos amistosos do início do ano.

Sua expressão de poucos amigos conquistou o coração dos torcedores brasileiros. Pena que não foi suficiente para o hexa.

ABRIL

No início de abril, o juiz Sergio Moro decretou a prisão de Lula. Com isso, o meme “Lula preso amanhã” ficou, definitivamente, velho (a graça era se tratar de uma previsão que nunca acontecia). Mas o lado positivo é que ganhamos novos memes.

MAIO

O mês de maio ficou marcado pela greve dos caminhoneiros. O movimento iniciado pelo WhatsApp quase parou o Brasil por alguns dias no final do mês e início de junho. Os caminhoneiros pediam uma série de medidas à categoria, que vinha sendo afetada pelos reajustes diários dos preços de combustíveis, política adotada pela Petrobras em julho de 2017.

Se o país quase parou, o inverso aconteceu com os memes da internet. Eles seguiram circulando livremente.

Um galão de gasolina, àquela altura, valia milhares de dólares!

JUNHO

Diminuindo, um pouco, as tensões geopolíticas, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un protagonizaram um encontro histórico.

Que obviamente não passou despercebido pela galera dos memes.

Sabe quando você quase terminou de escolher seu time na aula de educação física?

Em junho, tivemos início da Copa do Mundo da Rússia. Mais do que saudades dos jogos, estamos é com saudades dos memes! Era um por partida.

No segundo jogo do Brasil, contra a Costa Rica, a seleção passou um sufoco para tirar o zero a zero do placar. Só fez os dois gols nos acréscimos.

O treinador Tite comemorou eufórico e foi atropelado pelos reservas. Relembre essa preciosidade.

As más línguas falaram que o Neymar estava sendo treinado pelo Tite, por isso caía o tempo todo no chão.

JULHO

As quedas de Neymar, aliás, foram o grande destaque negativo do Brasil no Mundial. Viramos chacota pelo planeta –de jogos online a crianças imitando o craque desabando.

Mas o ápice das piadas veio com um publicitário brasileiro que criou a Ney Type, uma tipografia só com as quedas do jogador.

Após a vitória do Brasil contra o México, nas oitavas, nasceu uma lenda. Um torcedor com olhar sombrio com a bandeira do Brasil foi filmado pelas câmeras por alguns segundos e logo caiu nas graças da internet brasileira. Ganhou apelidos como “feiticeiro do hexa”, “psicopata brazuca”, “torcedor misterioso”.

A emoção foi contagiante, mas nem o feiticeiro e nem o Canarinho Pistola trouxeram o hexa.

Na cerimônia de encerramento da Copa, antes do jogo entre França e Croácia, você lembra quem roubou a cena?

Ele, Ronaldinho Gaúcho, o rei dos rolês aleatórios.

O ex-jogador apareceu tocando um atabaque na festa e os internautas ficaram incrédulos.

AGOSTO

Entra o mês do desgosto, começam os debates. Mas antes uma pausa para o melhor meme do ano. É verdade esse bilete.

A história é a seguinte: um menino de 5 anos fingiu ser a professora em recado à mãe para tentar faltar à aula.

O final da mensagem é o ápice da escrita literária do Brasil neste ano: “É verdade esse bilete”.

Qualquer brasileiro com acesso à internet, em algum momento, mandou mensagem para algum amigo com “é verdade esse bilete”.

De volta aos debates, o primeiro, na Band, foi morno, mas os memes salvaram.

Nada, no entanto, foi mais emblemático do que o surgimento da Ursal.

A palavra apareceu quando Cabo Daciolo (Patriota) questionou Ciro Gomes (PDT).

“O que o senhor pode falar aqui para a população brasileira sobre o plano Ursal?”. “Eu não sei o que é isso”, respondeu o pedetista.

A Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) seria um projeto dos partidos de esquerda latino-americanos para unir todos os países da região, fomentado dentro do Foro de São Paulo, uma conferência que existe há quase 30 anos congregando tais partidos de esquerda e outras organizações que simpatizam com o mesmo ideário.

Mas esqueceram de avisar a própria esquerda sobre a existência da Ursal. Olha a cara do Ciro Gomes.
Poucos dias depois, Ciro Gomes e sua candidata à vice, Kátia Abreu, viralizaram. Dessa vez não foi por nenhum plano de dominação comunista, mas por excesso de Photoshop na foto oficial da campanha.
SETEMBRO

Setembro foi um mês fraco para a produção de memes porque o noticiário e a atenção dos internautas se concentraram no atentado sofrido pelo então candidato Jair Bolsonaro.

Para não dizer que não teve novidades, uma delas foi a volta de Cabo Daciolo aos debates, após ficar duas edições ausente por estar jejuando no monte. GLÓÓRIA A DEUXXX.

Como comprovamos, a democracia é mesmo uma delícia.

OUTUBRO

O primeiro turno foi no dia 7. Antes disso, houve tempo ainda do debate final na Globo.

Álvaro Dias estava ligado no 220.

Namore alguém que olhe para você como o Boulos olha para o Ciro!

As eleições provocam alguns fenômenos na sociedade. Um deles certamente foi a aparição de um movimento intitulado “Fica, Temer“, sendo que o emedebista é o presidente mais impopular da história.

Também durante a campanha, as “Barbies fascistas” foram uma das principais sátiras a eleitores de Jair Bolsonaro.

Nas imagens, a boneca da Mattel está sempre comentando algo relacionado a ideias políticas da esquerda.

Havia um detalhe, porém: combinado a cenários com piscinas, carros de luxo, viagens ao exterior e outras simbologias do consumo, o proselitismo da direita é o que determinava o tom das mensagens.

NOVEMBRO

Fim das eleições, vamos mudar um pouco a chave para desanuviar as tensões? O melhor meme de novembro foi “Larissa Where is my flowers?”.

A brasileira Larissa dos Santos Lima, uma mineira de 31 anos, se mudou para os Estados Unidos para viver com o americano Colt Johnson, depois de conhecê-lo na internet, como parte do reality show “90 Dias para Casar”.

A ideia do programa é mostrar possíveis desavenças e brigas que surjam na convivência do novo casal devido a diferenças culturais, de costumes, de idioma.

No caso de Larissa, as diferenças começaram, literalmente, no início da relação.

Ela virou meme com vídeo gravado no desembarque do aeroporto.

“Where is my flowers?”, perguntava ela a Johnson, num tom entre surpresa e indignação.

Os problemas de convivência se agravaram nos dias seguintes, e Larissa chegou a  ser presa acusada de violência doméstica. Mas como o noivo não prestou queixa, a brasileira passou apenas duas noites na cadeia.

DEZEMBRO

O presidente eleito Jair Bolsonaro prestou continência a John Bolton, assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Esse costume de Bolsonaro de sair fazendo o gesto por aí pra todo mundo gerou piadas nas redes sociais.

Um bom final de ano a todos e até os memes de 2019!